sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aquecimento global: livro propõe programa de ações para estabilizar clima mundial

RIO - A ONG ambientalista Conservação Internacional (CI) promoveu o lançamento nacional do livro “A Climate for Life – Meeting the Global Challenge” (traduzido para o português, o título da obra é ‘Um clima para a vida – enfrentando os desafios globais’). Com prefácio de co-autoria do eminente biólogo de Harvard Edward O. Wilson e do ator Harrison Ford, textos assinados por lideranças científicas da CI e ilustrado com mais de 175 fotografias, a publicação aborda os impactos, as ameaças e os desafios da mudança climática para a biodiversidade global e a sobrevivência humana, apontando alternativas naturais e soluções tecnológicas para combater o problema.

O livro é, ao mesmo tempo, uma celebração da vida na Terra e um chamado urgente para a ação. Em língua inglesa, trata-se de uma das obras mais amplas, completas e visualmente impactantes já publicadas sobre o tema. Lançado em 2008 durante o Congresso Mundial de Conservação em Barcelona, a publicação apresenta um programa oportuno de iniciativas e ações necessárias e urgentes para a estabilização do clima mundial.
“A mensagem central de A Climate for Life é a de que o meio ambiente não pode ser salvaguardado e recuperado pedaço por pedaço e passo a passo. Sua deterioração tem que diminuir em todas as frentes, por meio de ações estratégicas e concertadas, sendo que a integração entre as partes e a visão do todo devem merecer a mesma atenção dada às partes em separado”, apontam Ford e Wilson no prefácio.
As especialidades dos autores que assinam a obra estendem-se por todas as áreas do conhecimento implicadas nas questões das mudanças climáticas, conferindo um caráter complementar aos textos. Os autores abordam os principais temas relacionados ao aquecimento global e propõem um plano de ação objetivo. A adoção rápida das recomendações feitas, que passam por políticas públicas, tecnologias e inovações mercadológicas, teria o potencial de estimular a economia global ao mesmo tempo em que proveria o bem-estar e a segurança da humanidade. A obra mostra que o combate às mudanças climáticas e o alívio de seus impactos podem incrementar a economia, ao invés de prejudicá-la.

Alguns destaques apontados no livro:

O desequilíbrio climático impõe uma ameaça catastrófica e de longo prazo para a humanidade.

Anualmente, o desmatamento e a degradação de florestas tropicais é responsável por cerca de 20 a 25% do total de emissões de gases do efeito estufa (mais do que a soma das emissões mundiais advindas de carros, caminhões, aviões, barcos e trens).
Qualquer esforço para mitigar a mudança climática deve levar em consideração as emissões advindas do desmatamento de florestas tropicais e fazer destas uma peça central da solução.
A publicação traz uma série de soluções para a estabilização do clima mundial que podem ser adotadas de forma imediata.

“A ciência disponível sobre a mudança climática é clara e a ameaça é urgente. Devemos ver essa crise como uma oportunidade para revolucionar as economias, criar empregos e proteger os ecossistemas críticos que podem estabilizar o nosso clima desde já”, afirma Russell A. Mittermeier, principal autor e presidente mundial da Conservação Internacional.
“A percepção emergente a respeito da mudança climática ainda se mostra um tanto quanto fragmentada e esse livro demonstra de forma clara as fortes conexões existentes entre a sociedade moderna, o mundo natural e a mudança climática. Há esperança para o futuro, mas somente se agirmos agora”, conclui.
As impactantes imagens que ilustram A Climate for Life são de autoria de profissionais integrantes da Liga Internacional dos Fotógrafos da Conservação (ILCP) e configuram um complemento poderoso para a ciência contida na obra. Dentre outros, destacam-se o talento de fotógrafos de natureza renomados como o brasileiro Luciano Candisani, Frans Lanting, o fotógrafo de geleiras James Balog e Joel Sartore, especializado em espécies em extinção.
O livro é uma parceria entre a CI, a ILCP e a empresa Cemex. A Climate for Life é o 16º da série de conservação da Cemex, que visa inspirar e sensibilizar as pessoas sobre a conservação da natureza. Os livros da série são produzidos em parceria com organizações sem finalidades lucrativas de atuação global, como a CI, a BirdLife Internacional e a União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN).
“Na Cemex, nós aprendemos que é importante abordar as questões ambientais mundiais de forma positiva e propositiva, além de ser pró-ativo na conservação da natureza e da biodiversidade”, revela Armando Garcia, vice-presidente executivo para o desenvolvimento. “A nossa série de livros de Conservação, publicada ao longo dos últimos 15 anos, tem um papel importante na nossa estratégia de conservação. Nós acreditamos que quanto mais as pessoas entendem de biodiversidade e clima, mais elas estarão motivadas para a ação efetiva”, avalia.
O livro A Climate for Life também recebeu apoio das organizações The Wild Foundation, Humane Society International e South African National Biodiversity Institute (Sanbi).

Sobre a Conservação Internacional

A Conservação Internacional foi fundada em 1987 com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza, amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. A Conservação Internacional está presente em 43 países. CI-Brasil tem sede em Belo Horizonte (MG). Outros escritórios estão estrategicamente localizados em Brasília (DF), Belém (PA), Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Caravelas (BA). Para mais informações, visite http://www.conservacao.org/

Sobre a ILCP

A Liga Internacional dos Fotógrafos da Conservação (ILCP) é uma organização não-governamental que usa a fotografia para educar a população mundial sobre a conservação da biodiversidade. A missão da ILCP é fomentar a conservação ambiental e cultural por meio da fotografia. Para mais informações, visite http://www.ilcp.com/.
 
Fonte: Rafael Murta Reis - Conservação Internacional.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário