sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sorocaba participa de mobilização por mudanças climáticas


Parque das Águas em Sorocaba

A exemplo de outras cidades brasileiras, Sorocaba comemora neste sábado (24) o Dia Internacional da Ação Climática, com atividades a serem desenvolvidas no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a participação de representantes de diversas entidades, serão distribuídas 350 mudas de árvores, além de uma coreografia que simbolizará o número 350, chamando a atenção para as mudanças climáticas.
O evento faz parte de uma grande mobilização que vem ocorrendo no mundo todo, antecedendo a 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 7 e 19 de dezembro. A concentração no Parque das Águas começa as 15 horas e prossegue até 18 horas, com os técnicos da Sema orientando e conscientizando os participantes sobre a questão do aquecimento global.
De acordo com a Secretária do Meio Ambiente, engenheira Jussara Lima de Carvalho, a coreografia proposta terá como finalidade destacar a necessidade de políticas que determinem a concentração de CO2 em 350ppm, “limite constatado pela NASA, pesquisadores e ambientalistas, como aceitável para a atmosfera”. Conforme ela, esse índice representa uma mudança profunda no atual debate climático, “levando em conta que atualmente a concentração deste gás é de 390ppm, limite rigorosamente perigoso para o Planeta”.

TicTac
As atividades em Sorocaba integram uma campanha global, fruto de uma aliança inédita de órgãos governamentais e não governamentais, com o objetivo de mobilizar a sociedade civil e a opinião pública quanto as decisões no combate as causas das mudanças climáticas. Denominado “Campanha Global de Ações pelo Clima” (GCCA, na sigla em inglês), o movimento deverá resultar numa plataforma de orientações e reivindicações a serem apresentadas durante a COP-15, para que os países presentes na convenção assumam compromissos efetivos para salvar o Planeta.
Entre os ações da GCCA está a contagem regressiva, iniciada em agosto, com o título de TicTac, visando pressionar as lideranças governamentais para que assumam um acordo justo e equitativo durante o encontro na Dinamarca. Os detalhes da contagem regressiva e as reivindicações propostas podem ser acompanhadas pelo site http://www.tictactictac.org.br/, que já ganhou adeptos (internautas) no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário